A MaxAmbiental é especializada na elaboração de projetos de Sustentabilidade e Gestão de Carbono, exclusivos e personalizados. Elabora Inventários integrados a Programas de Redução e Neutralização de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Desenvolve Projetos Socioambientais Customizados envolvendo cadeias produtivas e stakeholders, integrados a atividades de geração de trabalho e renda para comunidades desassistidas. Atua na compensação de emissões por meio de ativos ambientais como Créditos Certificados de Carbono no mecanismo Cap-and-Trade, Conservação Florestal e Recuperação de Mata Nativa com plantio de árvores para a recuperação de biomas ameaçados.

:: Princípios Fundamentais
  • Perseguimos a adequação das modalidades de processos de redução e ativos para neutralização das emissões, à natureza e perfil de atuação das empresas
     
  • Aperfeiçoamos constantemente seus programas para garantir segurança e atualização dos processos e ações de seus clientes
     
  • Consideramos a redução de emissões como pré requisito e compromisso fundamental de seus programas 
     
  • Atendemos a empresas das mais variadas naturezas de atividades por meio de parceiros estratégicos especializados em processos industriais, tecnologias limpas, engenharia florestal e finanças ambientais
     

:: Gestão de Carbono

Inventário de emissões

É o ponto de partida obrigatório para qualquer processo de Gestão de Carbono. O inventário de emissões de GEE localiza, identifica e quantifica as fontes emissoras diretas e indiretas que estão ligadas à operação das empresas de qualquer natureza de atividade. É realizado com base em protocolos reconhecidos internacionalmente, principalmente o recém lançado WRI / GHG Protocol Brasil e ISO 14064.
O Inventário, desenvolvido com base nos 5 princípios de integridade, relevância, precisão, consistência e transparência, é fundamental para a definição do baseline e identificação de potenciais de redução que possam compor um balanço de emissões e até gerar créditos de carbono, verificável por entidades independentes - certificadoras.

Os principais benefícios são:

  • Suporte ao processo de gestão estratégica da Organização;
  • Credibilidade na participação em programas voluntários ou regulados de redução das emissões;
  • Comunicação ambiental mais eficiente com fornecedores, clientes e públicos de relacionamento;
  • Suporte nas participações em mercados de Carbono;
  • Fortalecimento dos relatórios para os processos de licenciamento ambiental.

Programa de Redução de emissões

O Plano estratégico de Gestão de Carbono passa necessariamente pelo estabelecimento de um Programa de Redução de emissões que deve ser implementado a partir das definições do inventário.
Para uma avaliação consistente de oportunidades de redução, é fundamental o cruzamento dos dados do inventário com o planejamento estratégico e os cronogramas de substituição de equipamentos ou máquinas da empresa. O ideal é aproveitar os momentos já previstos para minimizar impactos de custos e analisar possibilidades de ganhos em economia de energia e eventuais benefícios pela geração de créditos de carbono.

As oportunidades de Redução de emissões normalmente são decorrentes de:

  • Possibilidades de substituição de matrizes energéticas fósseis por renováveis
  • Aperfeiçoamento de processos que resultem em menor consumo de energia fóssil
  • Implantação de tecnologias mais eficientes ou de melhor performance quanto ao gasto de energia fóssil ou decomposição de matéria orgânica
  • Captura de gases de efeito estufa
  • Alteração de rotinas de trabalho que resultem em economia de energia

Programas de Compensação

Os programas de redução de emissões apontam os volumes anuais resultantes do balanço das emissões que devem ser neutralizadas. A Neutralização ou Compensação de Emissões GEE se dá por meio do investimento em ativos ambientais gerados por iniciativa própria ou de terceiros, estabelecidos em função do orçamento disponível e percepção positiva de imagem corporativa junto a públicos de interesse.
A MaxAmbiental mantém acordos com organizações socioambientais de grande respeitabilidade que atuam no desenvolvimento de projetos florestais, com empresas geradoras de créditos de emissões evitadas pela captura ou redução de CO2 em seus processos, além de atuar no trade internacional de créditos voluntários de carbono - VERs e créditos de carbono do protocolo de Quioto – CERs.

Formas de compensação mais utilizadas nos Programas da MaxAmbiental:

Plantio de árvores
A Compensação de emissões por plantio de árvores, nos projetos da MaxAmbiental, segue protocolos rígidos que exigem transparência no monitoramento e aplicação métodos que garantam credibilidade e efetiva contribuição para a recomposição de florestas nativas em áreas de preservação permanente.
A MaxAmbiental prioriza projetos que envolvem inclusão social e geração de trabalho e renda.
Atua em todos os biomas nacionais através de organizações reconhecidas e especializadas na recuperação e preservação de florestas.
Desenvolve projetos de manejo florestal particulares para uso comercial.

Conservação Florestal ou Desmatamento Evitado
São projetos de proteção de áreas de florestas adultas que poderiam ser legalmente derrubadas para uso extrativista ou agropecuário, que são transformadas em reservas de preservação permanente. São monitoradas e manejadas de maneira sustentável envolvendo geração de renda e trabalho para comunidades locais.

Certificados de Créditos de Carbono - CERs e Créditos Voluntários de Carbono – VERs
Identifica oportunidades de redução nas atividades das empresas, desenvolve projetos completos para obtenção de créditos junto aos Standards voluntários ou ao Protocolo de Quioto.
Atua no mercado internacional de créditos voluntários de carbono por meio da compra, venda e acompanhamento de ofertas, valores e análises de VERs disponíveis para transações de formação de estoques de emissões evitadas para projetos de neutralização ou compensação.
Tais Certificados são obtidos por empresas que investiram em projetos de redução ou captura de GEE – gases de efeito estufa, utilizando metodologias reconhecidas, validadas e registradas. Estes projetos resultam na obtenção de certificados que podem ser comercializados no mercado internacional de carbono.
A MaxAmbiental possui opções de compra de VERs e CERs de diversas naturezas de projetos, como geração de energia renovável, substituição de matriz energética, captação de gás metano, reflorestamentos comerciais entre outros.

 

:: Sustentabilidade

Sustentabilidade é um conceito multidisciplinar, transversal a todas as atividades das organizações, que visa implementar uma nova cultura de gestão com foco em ganhos de eficiência, valorização do capital humano e preservação do meio ambiente.
Envolve todo o universo de públicos com quem as organizações se relacionam e influenciam, direta ou indiretamente.

 

Nosso trabalho
A MaxAmbiental em conjunto com parceiros estratégicos especializados, executa o rastreamento de oportunidades em reduções de custos, aumento de produtividade e receitas marginais.
Identifica oportunidades para obtenção de eficiência energética e de processos, funcionalidade organizacional, aproveitamento de materiais recicláveis e tratamento de resíduos.
Analisa a percepção da empresa junto a funcionários, parceiros, a comunidade, formadores de opinião, acionistas e consumidores.
Orienta e cria canais de comunicação para garantir o engajamento de todos nos movimentos de transformação da cultura empresarial e corporativa.
E para fazer a transição do seu atual sistema de gestão para um modelo sustentável realiza um diagnóstico preliminar para posteriormente propor ações e alternativas.

 

Na empresa
Colabora na elaboração e implementação de uma política de sustentabilidade integrada aos processos de produção e gestão vigentes.
Avalia impactos ambientais como: emissão de gases de efeito estufa, descarte de efluentes e resíduos sólidos, ruídos e vibrações, elabora programas de metas de redução de médio e longo prazo.
Avalia a adequação das instalações imobiliárias, localização, funcionalidade espacial, deslocamentos dos funcionários.
Avalia impactos sociais e econômicos resultantes das ações comunitárias já realizadas.
Promove consultas públicas com lideranças da comunidade para avaliar suas demandas.
Analisa demandas dos acionistas, fornecedores e outros stakeholders.

 

Na comunicação
Sustentabilidade é sinônimo de organismo funcional de relações que se recriam continuamente, formado por toda a cadeia de relacionamentos da empresa ou marca. Por isso é preciso criar movimentos de dentro para fora da companhia, garantindo o envolvimento do público interno, de colaboradores, formadores de opinião e acionistas e consumidores.
Para a MaxAmbiental a comunicação tem o papel fundamental de criar a percepção de que uma empresa ou marca, além de crescer, está fazendo isso de uma forma responsável e em dia com o futuro do planeta.
A comunicação deve ajudar o consumidor a distinguir valores e princípios éticos consistentes e assim promover aproximação real da empresa ou marca em direção ao cidadão/consumidor de forma ativa e diferenciada.

 

POR DENTRO DO MEIO AMBIENTE

O efeito estufa é fundamental para a manutenção da vida na terra.

Porém, a queima desenfreada de combustíveis fósseis a partir da revolução industrial causou desequilíbrios na concentração de CO2 na atmosfera, resultando em aumento da temperatura média da terra e em desequilíbrios climáticos.

JÁ PAROU PRA CALCULAR O QUANTO VOCÊ POLUI DIARIAMENTE?
Cadastre o seu e-mail e
receba novidades
DESIGNTEC
maxambiental.com.br - Todos os Direitos reservados
MAX AMBIENTAL
Av. Brig. Faria Lima, 2894 - cj 44 - Jd. Europa
01452-938 - São Paulo - SP - Brasil
+ 55 11 2893-5717 / fax + 55 11 2893-5720